Pré-historia
Esse período tem grande importância, porque o ser humano estava tirando de si suas conexões com o selvagem e embarcando para um desenvolvimento que faria com que a especie fizesse coisas fantásticas no futuro e transformasse a paisagem a sua volta.
A pré-historia não faz parte da historia,pois esta colocada em outra matéria,a partir do momento em que os anos são contados, a historia começa.
Teve seu fim com o inicio da escrita,agora os anos são contados(a.C e d.C) e pode-se ter dados para estudar os fatos e acontecimentos.Estamos agora na historia.
Antiguidade
Esse e um período onde surgem as grandes civilizações, temos primeiro o Egito com seus faraós, depois surge a Mesopotâmia, Grécia, Roma, Núbia, etc. Surgem os monarcas, as cidades-estado e as religiões.O Cristianismo,o Judaísmo,o Budismo e o Islamismo foram as principais religiões que se espalharam pelo mundo antigo,mas haviam outras.
Nesse momento o mundo estava se transformando aos poucos no que conhecemos hoje.Mas nossa viagem por esse período esta acabando,já saímos do surgimento dessa época (a invenção da escrita) em 4ooo a.C e vamos para 476 d.C onde a queda de roma mudou os rumos da historia.
Idade media
Esse período de quase um milênio surgiu com a queda da roma do ocidente pelos bárbaros Godos,em 476 d.C. Sem mais Roma para proteger as pessoas das invasões, os povos que antes haviam sido conquistado pelo Império Romano começaram a trabalhar como servos em grandes fazendas denominadas feudos.
Os feudos pertenciam a nobres que moravam nesse lugar com suas famílias, eles não precisavam trabalhar neles, pois tinham quem fizesse isso para eles.
A religião estava em seu apogeu,principalmente na Europa, ali o Cristianismo estava dominando em todos os lados e o Papa chegava a mandar mais que os reis e podia formar exércitos para estabelecer o poder.
Seu fim ficou em desenvolvimento durante o Renascimento que visava a racionalidade, mas muitos historiadores consideram seu fim de fato em 1453 quando a cidade de Constantinopla foi invadida pelos turcos-otomanos.Nesse momento, o comercio entre Europa e Asia entra em declínio.
A partir de agora iremos explorar um mundo que esta chegando perto do que hoje ele e, pois sem mais a Asia para comercializar, a Europa precisa de novos compradores e novas matérias-primas e com isso o Brasil entra no meio dessa historia com o surgimento das Grandes Navegações.
Idade Moderna
Chegamos, meus caros, ao apogeu da monarquia europeia. Surgem monarcas celebres como Elizabeth I, Luís XIV, Maria Teresa I, Carlos II e Catarina II ( falarei deles futuramente) e muitos outros monarcas.
A França estava em seu auge de poder na dinastia dos Bourbons e conseguia manter seu absolutismo e como todos os países, ela possuía colonias na América.
Período de colonização, absolutismo e enormes guerras dinásticas, era a épocas onde a burguesia e a nobreza começou seus conflitos, eles terminariam na Revolução Francesa quando os burgueses da França se unissem com os plebeus e destituíssem Luís XVI do poder, iniciando o declínio da monarquia e dos nobres em 1789.
Idade Contemporanea
Enfim,chegamos. Estamos de volta em nossa época, mas para chegamos em nosso tempo exato precisamos continuar com a viagem.
Apos a Revolução Francesa, o mundo todo começa a seguir o exemplo da burguesia e os países americanos que ainda eram colonias começam a se separarem das monarquias europeias e tomam as rédeas de seus próprios países.
O Reino Unido começa a espalhar a Revolução Industrial que se iniciou antes da Revolução Francesa. Agora, a burguesia deixou de ser amiga dos pobre a se tornou seu inimigo voraz como hoje continua sendo.
Muitos fatos cercaram essa época como as duas Guerras Mundiais e o fim de varias monarquias e chegamos em nossa época, a Terceira Revolução Industrial, podemos não saber o que vira, mas agora sabemos o que se foi e que sem isso na historia da humanidade não seriamos o que somos hoje

Nenhum comentário:
Postar um comentário