segunda-feira, 15 de junho de 2015

Frederico, o principe de Gales que nunca foi rei, epilogo

Frederico, príncipe de Gales. Não encontrei o pintor.

  Como vimos, ele nunca foi rei, brigou com o pai para se manter na sucessão, mas jamais chegou a passar de herdeiro da tripla coroa. Mas agora lhe respondo a pergunta: O que aconteceu depois de sua morte ? 
  Sua esposa era agora uma viúva de trinta e dois anos de aparência jovem e que estava disposta a criar seus filhos. O rei George II tentou tira-los para que os criasse, mas ela não lhes entregou, mostrando que a briga entre o rei e o príncipe iria continuar na pessoa da esposa do ultimo. Mas logo sua reputação foi por agua a baixo e com ela o príncipe foi esquecido, os rumores diziam que tinha um relacionamento amoroso com John Stuart, conde de Bute e tutor dos filhos do falecido. Muitos historiadores concordam que era uma grande mentira iniciada por línguas viperinas da época, mas todos acreditavam nessas línguas que a insultavam e lhe causaram uma pressão psicológica que a acompanharia ate o fim de seus dias.
  Sua descendencia não foi o que esperava, teve três filhos que durante sua vida foram fracos e doentes, eles eram Elizabeth, Luísa e Frederico. Apesar de nenhum de seus filhos ter morrido na infância, muitos morreram na adolescencia. Elizabeth morreu em 4 de setembro de 1759, aos 18 anos, de uma doença inflamatória intestinal, Luísa morreu em 13 de maio de 1768,aos 19 anos, sem que se saiba a causa, Frederico morreu em 29 de dezembro de 1765, também de causa desconhecida, aos 15 anos. Ate seu segundo varão, Eduardo de Gales que se tornou almirante e duque de Iorque e Albany, morreu solteiro e sem descendencia aos 28 anos. 
  De seus filhos sobreviventes, Henrique se tornou duque de Cumberland, casou-se, mas não teve filhos. Seu irmão Guilherme se tornou duque de Gloucester e também se casou, teve filhos, mas não netos, sua descendencia veio de uma provável filha bastada nunca legitimada que não se saba se era mesmo sua filha.
  Porem, sua primogênita, Augusta Charlotte, se casou com Carlos Guilherme Fernando de Brunswick-Wolfenbüttel e entre seus filhos alem do sucessor de seu esposo, teve a mãe do primeiro rei de Württemberg e Carolina de Brunswick, consorte do rei George IV da Grã-Bretanha. 
  Sua filha póstuma, Carolina Matilde, se casou com o rei Cristiano VII da Dinamarca, um homem infiel e mentalmente instável pela qual não sentia nada, ela daria a luz a dois filhos, o futuro rei Frederico VI e Luísa Augusta. Ela foi acusada de ser infiel com o esposo, traindo-o com o medico real, Johann Friedrich Struensee, é um mistério se ela o traiu ou não, mas nesse mesmo ano nasceu essa segunda filha que ficou conhecida pelos seus inimigos e pela população dinamarquesa como Madame Struensee, mas o rei a aceitou como sua filha sem que se saiba de nenhuma suspeita.
  Mas seu maior legado e que o fez ter descendencia ate os dias de hoje foi seu primeiro varão, George se tornou príncipe de Gales e duque de Rothesay, mas em 1760 com a morte de George II, subiu ao trono como George III. Dando a Frederico o legado de pai de um rei que mudou as rédeas da historia britânica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário